quarta-feira, 21 de março de 2012

Amparo ocupa 1.637º no ranking em Gestão Fiscal

O vereador Carlos Alberto, líder do PV na Câmara Municipal, exigiu uma explicação da Administração Municipal à respeito da péssima colocação de Amparo no ranking que avaliou a Gestão Fiscal dos municípios brasileiros. 

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.
Câmara Municipal de Amparo
O indicador considera cinco quesitos:

  • 1)  IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município;

  • 2) IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento;

  • 3) IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte;

  • 4) IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida;

  • 5) IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros.

A cidade de Amparo aparece no 1.637º no ranking que avaliou a GESTÃO FISCAL. O município aparece entre as cidades da região norte e nordeste do Brasil.

Veja o ranking da cidade de Amparo nas cinco áreas pesquisadas nas médias comparadas com o Estado de São Paulo e média Nacional:

RANKING
NACIONAL
ESTADO DE SÃO PAULO
Gasto com Pessoal
2.663º
409º
Liquidez
2.255º
287º
Custo da Dívida
1.702º
285º
Investimento
2.599º
390º
Receitas próprias
266º
98º
Classificação Geral
1.637º


Na sessão da Câmara Municipal de Amparo ocorrida na última terça-feira, 20/03/12, o vereador Carlos Alberto Martins, líder do PV, divulgou os dados da pesquisa na tribuna "Carlito Campos", e cobrou uma explicação da Administração Municipal à respeito dos dados divulgados. 

"... as informações prestadas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, são oficiais, obtidas juntos ao Tesouro Nacional e retrata o endividamento do município, estamos pagando só de juros de empréstimos, quase R$ 1 milhão por ano, inclusive o financiamento junto a Caixa Econômica Federal para a construção da ETE", disse o vereador. 

O vereador pretende convocar a Secretária de Finanças da Prefeitura Municipal de Amparo para prestar esclarecimentos à respeito dos dados divulgados pela Firjan. 


Já no item "Gasto com Pessoal", a cidade de Amparo está em 409º no ranking, entre os 545 municípios do Estado de São Paulo e na 2.663º posição no ranking nacional. 


Outra realidade que o líder do PV na Câmara Municipal foi contundente, é a respeito dos baixos salários que são pagos aos servidores públicos municipais.

"a péssima colocação com o gasto de pessoal, é resultado do excesso de cargos de confiança na Prefeitura de Amparo, e muitos deles com altos salários, enquanto a merendeira, professor, agente comunitária de saúde, precisa fazer milagre para sobreviver com os salários pagos em Amparo", finalizou Carlos Alberto. 



fonte: http://www.firjan.org.br/IFGF/

Nenhum comentário:

Postar um comentário