quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A RESPEITO DA DENGUE EM AMPARO EM 2015

É notório o problema que a população está enfrentando com a proliferação da dengue na cidade. São crianças, adultos, idosos manifestando sintomas semelhantes e vindo a confirmação: é dengue

Embora não esteja na linha de frente da responsabilidade por não ser vereador e tampouco Chefe do Executivo, sinto-me na obrigação de entender, cobrar solução e compartilhar com a população as informações.

De janeiro deste ano até agora, 25.02.2015, considerando o atendimento público e privado de saúde de Amparo (hospitais e PA da Unimed), temos os seguintes números:

·        * 89 pessoas com dengue (confirmados);
·        * 805 pessoas aguardando diagnóstico (suspeitos).

A média de confirmação das suspeitas de dengue é, aproximadamente, de 50%, ou seja, é possível alcançarmos, mais de 500 pessoas com dengue em Amparo somente nos 55 dias do ano de 2015.  

O QUE O PESSOAL DA PREFEITURA ESTÁ FAZENDO?

O conhecido e tradicional “fumacê” é proibido por lei ambiental, pois o “fumacê” não é específico para mosquitos da dengue. Esse método também elimina outros insetos (por exemplo abelhas e até pássaros), portanto, inviável para o equilíbrio da natureza.

A solução é a chamada “aplicação focal”. É uma espécie de “fumacê”, que só pode ser aplicado na cidade com autorização de outras esferas do governo.

Segundo a informação que obtive na Secretaria de Saúde, aliás, quero aqui agradecer a atenção da Sra. Vanessa, os funcionários da Prefeitura estão trabalhando em ritmo acelerado para contratar a empresa especializada para realizar a aplicação do “fumacê focal”.

COMO ISSO FUNCIONA?

Necessariamente, o “Fumacê Focal” precisa ser aplicado de casa em casa; precisa entrar nas propriedades para aplicação do veneno de forma específica.

Contudo, vejo que a equipe da Secretaria de Saúde de Amparo está se desdobrando para solucionar esse grave problema de “epidemia”  de dengue em nossa cidade.

RECOMENDAÇÃO


A proliferação da dengue não é uma responsabilidade apenas do Poder Público. Todos nós, moradores temos que fazer a nossa parte...

Você já foi ao seu quintal verificar se não tem um vaso, um pneu, uma tampinha ou qualquer recipiente que esteja armazenando água? 

Um comentário:

  1. Carlos Alberto, nós os Agentes Comunitários de Saúde estamos fazendo um trabalho extensivo, entrando nas residências, orientando as pessoas como prevenir a dengue: evitando criadouros, limpando calhas, vasos sem água, compartimento da geladeira, vaso sanitário sem uso,( tapar), caixas d"agua tb tapada, e o engraçado é que nas residências não econtramos nada., eu pelo menos não achei nenhum criadouro. As cidades vizinhas Itapira está uma epidemia de dengue. As pessoas viajam, elas vem e vão. Acho que muitos dos casos foram importados (foi contaminado fora da cidade)., mas não temos como saber. Estamos também orientando as pessoas usarem repelentes. Acho que se todos fizessem a sua parte não teríamos tantos casos. Prevenção é a melhor solução. Dengue Mata e não tem remédio e nem vacina, somente a hidratação e repouso pode ajudar a cura. Mas tb temos a dengue hemorrágica que é a pior. Portando meu amigo, divulgue mesmo., todos tem que ficar atentos agora principalmente com as chuvas e o calor intenso. O mosquito já deve ter depositado seus ovinhos nos lugares onde já teve água parada, aí ficou, com as chuvas os ovinhos se desenvolveram e temos aí o mosquito da dengue, picando pessoas contaminadas e transmitindo a doenças para as pessoas saudáveis.

    ResponderExcluir