quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FALTA DE INFORMAÇÃO DO INSS, FAZ PESSOAS PERDEREM DIREITOS.

Infelizmente muitas pessoas têm seus direitos lesados por falta de informação correta.

Nesta quarta-feira, 03 de setembro, um cliente esteve no escritório para saber quando poderia se aposentar. Sua carteira de trabalho (CTPS) consta 29 anos de registro em metalurgia e frigorífico (trabalhou com ruído e baixa temperatura), mas nunca recebeu adicional de insalubridade e nunca ouviu falar de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

O cidadão esteve na agência do INSS, levou sua CTPS, e recebeu a seguinte informação: "teria que contribuir mais seis anos para ter direito de se aposentar “por tempo de contribuição” (35 anos para homens)".

Olha o absurdo da meia informação!

O cliente já perdeu 4 anos de benefício previdenciário. Deveria estar aposentado desde quando completou 25 anos de atividade (ruído e câmara fria são atividades insalubres), com 100% do salário benefício (100% do salário que recebia/contribuía), conforme reza o artigo 57 da Lei 8.213/91. 

Até a data de hoje e baseado no seu salário atual, o trabalhador, segurado especial, deixou para o governo 48 meses de salário/aposentadoria, baseado no seu salário na empresa, deixou de receber aproximadamente R$ 110.000,00.  

Se o trabalhador tivesse se conformado com a “informação” do funcionário da agência do INSS, ele teria que contribuir mais 72 meses, e quando fosse se aposentar, receberia sua aposentadoria com a incidência do “fator previdenciário”, ou seja, teria uma perda aproximada de 25% na sua aposentadoria.

Pessoal, é inconcebível algumas orientações que o INSS passa aos segurados. Muitas vezes são informações prejudiciais aos trabalhadores – causa lesão aos direitos previdenciários. No caso do cliente, ele teria que pagar para ter prejuízo.

Teria que contribuir por mais 6 anos e iria se aposentar com 75% do seu atual salário.


Por que o INSS não passa a informação correta? 

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