quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vereador faz comparação dos Governos Federal e Municipal do PT


O vereador líder do PV na Câmara Municipal, Carlos Alberto, foi contundente em seu pronunciamento na tribuna, 22/05, comparando os bons projetos do Governo Federal e a inércia do Governo Municipal de Amparo. 

Na comparação o vereador ressaltou a importância das UPAs no atendimento de urgência e destacou a falta de projeto da Administração Municipal de Amparo para obtenção da UPA.

“muitas cidades brasileiras que apresentaram projetos, já estão com a UPA atendendo a população 24 horas por dia – lamentavelmente Amparo, sequer, tem projeto nesse sentido”, disse o vereador na tribuna.

De acordo com a Portaria GM/MS nº 2.048/2002, as UPA´s são definidas como

unidades não hospitalares que devem funcionar nas 24 horas do dia e devem estar habilitadas a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência de média complexidade. 

Estas Unidades devem possuir retaguarda de maior complexidade previamente pactuada, no caso de Amparo, Santa Casas Ana Cintra, com fluxo e mecanismos de transferência claros, mediados pela Central de Regulação, a fim de garantir o encaminhamento dos casos que extrapolem sua complexidade. O vereador defende a implantação da UPA 24 horas no Jardim São Dimas. 

Projeto Cegonha

O vereador do PV também destacou a inércia da Administração Municipal na implantação da Rede Cegonha.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a:

  • Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
  • Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
  • Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto - “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.
  • Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
  • Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.
  • Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.
  • Acesso ao planejamento reprodutivo.


“infelizmente as mulheres de Amparo são obrigadas a esperar meses por uma consulta médica ginecológica nos posto de saúde – se a Administração Municipal tivesse se empenhado, hoje, seria possível oferecer mais qualidade na saúde da mulher e recém nascidos” finalizou Carlos Alberto.

O vereador reconheceu os excelentes projetos do Governo Federal e lamentou a inércia do Governo Municipal em não trazer os benefícios a Amparo, mesmo sendo do mesmo partido político.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário