sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Caramujos africanos invadem casas e creche no Jd. Silvestre em Amparo

Os moradores do Jardim Silvestre da rua João Petroli, inclusive na frente da creche, estão desesperados com a invasão de caramujos africanos no local.

O vereador Carlos Alberto Martins (PV) esteve no local registrando a grande quantidade de caramujos subindo nos muros das residências.Segundo moradores, a prefeitura apenas recomenda que os moluscos sejam recolhidos e envolvidos em cal.


Esse problema acontece na rua da creche do Jardim Silvestre. Os caramujos africanos são transmissores de inúmeras doenças e todo esse risco acontece na frente da creche do Silvestre, e mesmo diante da eminencia de doenças, a prefeitura se nega a tomar providencias por intermédio da Vigilância Sanitária.

Foto: Carlos Alberto 09/12/2011
O vereador Carlos Alberto foi solicitado pelos moradores do Jardim Alberto com o mesmo problema:http://carlosalbertoamparo.blogspot.com/2011/11/caramujos-africanos-invadem-residencias.html

O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio.



O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos e possui uma significativa resistência à seca e ao frio. O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do “escargot”, mas depois se descobriu que a espécie não é comestível e transmite doenças.

Trata-se de um molusco grande, terrestre, que, quando adulto, atinge quinze centímetros de comprimento e oito centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos.

Como identificar o verdadeiro caramujo-gigante africano (Achatina fulica) ?

Como se sabe, os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc.