quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Amparo amarga o 398º entre os 644º municípios do Estado de São Paulo




A Secretaria Estadual do Meio Ambiente por intermédio do programa "Município Verde e Azul", divulgou 04/2011, o ranking dos municípios paulistas quanto as políticas e conservação do Meio Ambiente. A cidade de Santa Rosa de Viterbo ficou em 1º lugar obtendo a nota 94,31.


Na região do Circuito das Águas Paulista a classificação foi a seguinte: 
  • Jaguariúna obteve a melhor nota, 73,06 ficando no 188º lugar;
  • Serra Negra (nota 54,54);
  • Águas de Lindóia (nota 50,51);
  • Socorro (nota 52,98). 
A cidade de Amparo obteve nota 46,45 ocupando o 398º lugar entre os 644 municípios paulista. 


Somente os municípios que atingiram no mínimo 80,0 pontos, receberam a certificação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Os vereadores Daia e Carlos Alberto Martins, ambos do PV, cobraram explicações do prefeito Paulo Miotta (PT) na Câmara Municipal pela classificação de Amparo. Os vereadores enfatizaram que os municípios certificados pelo programa do Governo do Estado obtém prioridade na liberação de recursos e aprovação de projetos junto as Secretarias do Estado de São Paulo.


Mesmo fazendo um empréstimo milionário na Caixa Econômica Federal de 14 milhões para construir a Estação de Tratamento de Esgoto, a cidade continua despejando 144 litros de esgoto "in natura" no Rio Camanducaia. A ETE era para iniciar as atividade em outubro de 2008.

Entre outras agressões ao Meio Ambiente cometidas pela administração petista, o município foi multado várias vezes pela CETESB por irregularidades no Aterro Sanitário. A última multa ocorreu em razão da supressão da vegetação (mais de 150 árvores foram arrancadas) às margens do Rio Camanducaia na alteração do trajeto da tubulação da ETE, próximo ao posto de saúde.



Confira a classificação geral dos municípios paulistas no link: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/munCert2010.pdf


.