quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Empresa de Amparo, Ypê, é a que mais cresce no Brasil

Química Amparo, compra Assolan e se consolida como a empresa que mais cresce no Brasil

Foto: livro os primeiros 60 anos
(Ricardo, Waldir, Jorge e D. Ana Beira)
Um exemplo de determinação é oferecido por uma mulher de berço humilde, Ana Maria Veronezzi Beira, ou Dona Ana, como é carinhosamente chamada, aos 66 anos de idade, viúva de Waldyr Beira (fundador da Ypê), está firme na condução da presidência da Ypê, além de manter a SEPI (Serviço Espírita de Proteção a Infância), atendendo mais de 150 crianças carentes diariamente.


Mas são os seus três filhos (Junior, Jorge e Ricardo) encarregados da execução dos negócios e que transformaram, nos últimos anos, a pequena fabricante de sabão, inicialmente próximo do Liceu, depois na rua Comendador Guimarães, centro de Amparo, em uma empresa com disposição e competividade de concorrer com grandes marcas multinacionais: Unilever (OMO), e a P&G, dona da marca Ariel.

A Quimica Amparo, proprietária da marca Ypê, deixou a muito tempo de ser uma empresa regional. Hoje, com 60 anos de história, a Ypê abastece os grandes hipermercados – entre sua clientela está o Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart entre outros centros varejistas. Seus produtos chegam a todas as partes do país.
Foto: ig.com
Para os amparense é motivo de muito orgulho, afinal a empresa leva o nome de Amparo em sua razão social e a família Beira faz parte da história.

A preservação da família Beira se faz necessário em razão do crescimento dos negócios. Infelizmente a família precisa se cercar de seguranças treinados, mas, mesmo assim, é comum encontrá-los nos supermercados, pizzarias e lugares comuns.

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, a imprensa noticiou que a Química Amparo fechou a compra da Assolan, da Hypermarcas. Além da marca, foi vendida também a unidade industrial que produz a palha de aço em Goiânia. O anúncio oficial deve ser feito nesta quinta-feira, 01/12/11. Estima-se que a negociação tenha ultrapassado os R$ 160 milhões de reais, ou seja, quase o valor do orçamento anual da cidade amparense, estimado em R$ 168 milhões para 2012.
Foto: divulgação


A última aquisição feita pela Ypê, ocorreram em 2000 e 2002, quando a empresa comprou a fábrica de sabão em pó Tecnicron, no Estado de São Paulo, e a marca Atol, na Bahia. A empresa construiu uma fábrica na Bahia, que vai garantir a expansão no Nordeste, e está investindo em uma nova fábrica em Goiás, que permitirá à Ypê avançar no Centro-Oeste.

A cidade de Amparo com aproximadamente 70 mil habitantes, 127 km de São Paulo, considerada a capital histórica do Circuito das Águas, se orgulha da mega empresa que nasceu da dedicação do ilustre cidadão, Waldir Beira, e do trabalho dos amparenses.
Foto: internet
em janeiro de 2011 nossa cidade sofreu estragos com as fortes chuvas, o distrito de Arcadas ficou literalmente debaixo d’água – e uma cena que jamais vou esquecer: o espírito solidário da família Beira – os proprietários da empresa, os irmãos Jorge, Ricardo e Waldir, debaixo de chuva, com os pés na lama batendo de porta em porta, distribuindo colchões e alimentos para as famílias atingidas pelas enchentes”, disse Carlos Alberto Martins que é advogado e radialista na cidade.
Já se tornou tradição e ponto turístico em toda região o presépio que a Ypê oferece a todos que passam em frente à empresa, na Avenida Waldir Beira, logo na entrada da cidade no jardim Figueira.  
A criatividade, a riqueza nos detalhes e uma infraestrutura sem precedentes na região faz a exposição natalina ser visitadas por milhares de pessoas de todas as partes.  



Fontes: ig.com e a obra de  Ignácio de Loyola Brandão