Em todas as áreas da sociedade o sentimento de inveja está presente. No mundo das grandes corporações,nas relações sentimentais e principalmente na política.
É um horror!
É um horror!
Uma das causas mais influentes de nossa infelicidade é a inveja. Impossível falar de inveja, sem falar no campo da comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior, em algum aspecto está com sentimento de inveja.
Não significa que toda vez que uma pessoa fizer à comparação de si a outra pessoa, necessariamente está com inveja – estou dizendo que nunca poderá haver o sentimento de inveja se não houver a comparação entre elas.
A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos, por não sermos o que os outros são.
É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico (casamento, profissão, cargo, política). Quando impedimos que alguém se desenvolva em todos os sentidos, estamos tentando esconder todas as nossas frustrações pessoais e principalmente o prestar contas com nosso próprio potencial não efetuado.
Aferir nosso potencial perante outrem sempre será doloroso e quanto maior for o sentimento de estarmos aquém de alguma expectativa ou de determinada pessoa, maior será a possibilidade de se deflagrar um sentimento de inveja.
É comum algumas pessoas invejosas perder o controle da situação, não conseguem controlar os sentimentos de inveja e acaba expondo de alguma maneira o que sente, então, surge à vingança.
Isto é muito difundido mais rapidamente no mundo corporativo e na política e, quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas.
O efeito colateral disso, é que a cada dia fica mais difícil criar um clima psicológico saudável nas relações onde há pessoa (a) com inveja, e acabamos sendo vítimas da sabotagem social e pessoal.
No campo espiritual para quem tem o sentimento de inveja, precisa fazer um trabalho de cura interior. Antes, precisa admitir que é uma pessoa que sofre de grandes frustações e do sentimento de inveja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário